quinta-feira, 26 de maio de 2011

7 meses

E a barrinha ali ao lado indica o 7º "mêsversario" da Luísa. Vou usar a frase batida “o tempo está a passar depressa demais”, pois é um facto. Aliás, passa sempre quando estão em causa coisas de que gostamos muito e que nos dão muito prazer. Aí o tempo nunca é suficiente para as saborearmos. Mas o que eu sinto acima de tudo é que a sua presença nas nossas vidas é tão forte que parece que sempre fomos quatro. Já tinha essa sensação com o Henrique. Era-me difícil lembrar os tempos em que  éramos só dois. Tentava lembrar-me de como ocupávamos o tempo, o que é que orientava o nosso dia quando não havia fraldas e papas para dar e não era fácil. Agora com a Luísa acontece-me o mesmo. Mas com o Henrique sentia que ainda não estávamos completos e agora já não sinto isso. Sinto que já estamos todos.
 A Luísa é uma bebé muito doce e ternurenta. Adora fazer-nos festinhas e adora ser tocada e acarinhada. Gosta dos apertos que lhe damos e ri-se toda derretida. Adora dançar, com o pai sobretudo. Tem uma paixão enorme por ele, irradia luz quando o vê chegar a casa. Diverte-se muito com o irmão mas não gosta que ele exagere nos mimos (vulgo, apertões) que lhe dá. Nisso é muito “menina”, começa a sentir-se incomodada e a guinchar como que a pedir ajuda.
É simpática com as pessoas, no geral. É de riso fácil, aliás tem um riso contagiante, agora já não desdentado, o que lhe dá uma certa piada. Mas também chora quando alguém menos familiar lhe pega ao colo. Acho que é mais desconfiada do que o irmão, que era mais dado. Reclama muito a nossa presença, não gosta nada que a deixemos sozinha no quarto ou na sala. Contudo, já se vai entretendo cada vez mais com as suas coisas. Senta-se com muita segurança e dobra-se toda para apanhar algum objecto que esteja mais distante.
Come muito bem, felizmente. Continua a mamar de manhã, à noite e quando lhe apetece. Acho que cada vez gosta mais e é mais determinada. Ao lanche, durante a semana, come papa feita com o meu leite e iogurte com fruta, em dias alternados. Ao fim de semana mama e às vezes come meio iogurte ou uma bolacha. Almoça e janta sopa, uma com carne, outra de legumes, e fruta. Continua a dormir a noite toda. Vou dar-lhe de mamar por volta das nove e meia, hora a que ela começa a pedir cama, e ela adormece e fica até ao outro dia. Agora tem acordado mais cedo, por volta das sete e meia, porque tem um irmão madrugador que não a deixa dormir. Este é um dos motivos que nos anda a fazer adiar a ida dela para o quarto do irmão, ela dorme melhor do que ele e nós não queremos deixar de ter noites relativamente tranquilas. Mas mais dia, menos dia vai ter que acontecer.
No que respeita à saúde, tem andado muito bem, apesar de, há duas semanas, ter tido uma tosse chata que nos levou a recorrer à ginástica respiratória. Em quatro sessões ficou limpinha e espero que assim continue por mais algum tempo. Apesar de ser o segundo filho (ou filha) sou muito mais insegura com ela, no que respeita ao seu estado de saúde, do que fui com o Henrique. Acho que ainda me lembro bem demais dos dias em que esteve internada e o medo de que se repita é muito grande. Espero que passe depressa… vai passar.
Não sei se sou melhor mãe para ela do que fui para o Henrique nos seus primeiros meses. Em tempos achei que não, por ser mais insegura. Agora acho que sou apenas mais mãe, uma mãe mais completa, muito mais feliz e cada vez mais certa do seu papel. O desafio nos próximos tempos é trabalhar um pouco mais nos outros papéis que tenho que desempenhar, nomeadamente, no papel de mulher e no papel de companheira que têm ficado um pouco esquecidos. Procurar o equilíbrio necessário é por vezes muito difícil, mas acho que nisto o tempo é um bom aliado.

2 comentários:

María disse...

A 2ª viagem transforma-nos, quer dizer não sei se transformar é o termo, estamos mais à vontade, as dúvidas já não são tantas, talvez estejamos mais tranquilas...

Quanto aos outros papeis...pois por aqui andamos igual....o papel de mãe é sempre o mais importante para mim...

Beijinhos e Parabéns pelo mesversário :)
María

Mafalda disse...

Continua/em linda/os. Beijos