sexta-feira, 23 de abril de 2010

Balde de Água Fria

Ontem quando fui buscar o Henrique ao colégio a directora disse que tinha uma notícia muito chata para me dar. Tinha estado de manhã numa reunião da Santa Casa da Misericórdia e as regras para admissão de bebés tinham sido alteradas. Resumindo, passam a ter que admitir quase exclusivamente crianças em situação de risco e crianças em situação de extrema carência económica. Ou seja, se ela tiver bebés na lista de inscritos numa destas situações (que infelizmente são muito frequentes), tem que lhes dar prioridade, ficando para último os bébés que residem na freguesia e/ ou têm irmãos naquele estabelecimento (que seria o nosso caso), entre outros. Em resumo, com imensa pena dela, que sei que nutre por nós um grande carinho, não nos pode garantir vaga e sugeriu desde logo que procurássemos outras alternativas.
Fiquei triste e chateada por várias razões. Em primeiro lugar, porque não sei se vou encontrar outro lugar que me deixe tão confortável para deixar o meu bebé. A nossa experiência com aquelas pessoas que têm sido responsáveis pela educação do Henrique na nossa ausência é a melhor possível e nós sabemos que ele adora aquele espaço e se sente lá muito feliz. Por outro lado, não concordo com estas regras que resultam, de certa forma, numa sectarização das crianças. É a lógica dos bairros sociais que quase pretendem isolar no mesmo espaço as pessoas com situações sociais problemáticas. Optámos por inscrever o Henrique numa IPSS, entre outros motivos, porque qualquer um de nós foi educado em escolas públicas e beneficiámos da partilha de experiências com amigos cujas realidades eram bastante diversas das nossas. Achamos que os nossos filhos só têm a ganhar com isso e vamos procurar que, tendo sempre em atenção a qualidade do ensino e dos projectos educativos, naturalmente, os seus estabelecimentos de ensino possam responder a este requisito. Sei que há outros estabelecimentos que se encaixam neste perfil, mas foi ali que nos iniciámos no munso das creches e jardins de infância e correu tudo tão bem que eu tenho medo e pena da mudança que muito provavelmente terá que acontecer.
O futuro o dirá.

1 comentário:

Teresa disse...

Nem mais amiga, concordo plenamente contigo, estas regras só acentuam as diferenças sociais e separação de classes.Em vez de fomentar a troca de experiências e a interacção de crianças de diferentes estratos sociais, favorece a separação de classes. Não tenho expeeriencia com jardins-de-infância, mas em relação a ATL's, quase todos os que conheço tem como prioridade para admissão o facto de uma criança ser de uma familia numerosa e com rendimentos sociais mais baixos. Só depois vem a zona de residência e de frequencia escolar, a presença de irmãos na instituição... resumindo a classe média (em que, regra geral, ambos os progenitores trabalham)é que fica desprotegida.... enfim!!! Boa sorte!

Bjos para os 4.