segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Dezembro

Dezembro é sempre um mês de grande agitação cá por casa. Tal como o ano passado, este ano passámos apenas 10 dos 31 dias de Dezembro em casa. Os restantes 21 foram passados entre hotéis e casas de familiares, sempre em férias. Como é normal, adoramos estar de férias, mas sabemos que as consequências de toda esta instabilidade num bebé de 20 (quase 21) meses são catastróficas. Assim, entrámos no novo ano com um bebé a comer mal para o que é o seu normal, a rejeitar essencialmente a sopa (a fruta continua a ir muito bem e o segundo, depende do que é), a dormir pior ainda (a cama dos pais tem sido uma alternativa recorrente a partir das 4/ 5 da manhã) e cheio de manhas. A verdade é que os dentes também não têm ajudado; tem os dois caninos superiores a rasgar e tem as gengivas todas inchadas, mete pena.
Está cada vez mais determinado (vulgo, teimoso). O "não" sai daquela boca com uma cada vez maior nitidez, e vira a cara quando diz não, como se não fosse nada com ele. Diz não quando não quer fazer alguma coisa, quando não quer comer alguma coisa e acrescenta-lhe um abanar de dedo quando lhe dizem que o Benfica é o maior (esta é para o tio Gonçalo).
Mas de resto está muito giro e doce. Dá uns abraços ("quidas", na sua linguagem) deliciosos e uns beijos repenicados, daqueles com som e tudo, que nos deixam derretidos.
Acho que não ligou muito ao Natal e às prendas, pelo menos na altura não foi grande a euforia. Recebeu playmobil 1 2 3, e muitos livros que já nos obrigaram a arranjar uma nova estante para os expor ao seu alcance (os de página dura, os outros ficam mais acima, longe das suas mãozinhas). Recebeu também uma barra de protecção para a cama que nos permitiu tirar uma das grades do berço. O resultado é que agora, sai da cama pelo seu pé e vem sozinho para o meio de nós. Damos por ele quando simpaticamente nos dá um pontapé na cara como quem diz "chega para lá". Não sei se terá sido a melhor decisão, estamos em fase de avaliação.
A passagem de ano foi a três, com uma mesa recheada de iguarias portuguesas e japonesas. Não vou dizer que foi a melhor passagem de ano que já tive, mas foi sem dúvida alguma a melhor que podia ter tido este ano. Estávamos a precisar de estar assim, os três, na nossa casa.
De resto, estou muito feliz por estar de volta a casa, a este cantinho e cheia de projectos para este ano que está a começar.

3 comentários:

Maria disse...

Tenho imensa pena do tempo que estivemos juntas ter sido tão pouco, mas nesta quadra com tanto jantar e compromisso é muito diicil para todos.

Vcs sairam lá de casa e soube-me muito a pouco! Vamos ver se este ano vamos aí fazer-vos uma visita!

O Henrique está um borracho!!! Está grande e traquina como se quer!

Dos novos projectos que têm espero que todos se realizem!

Beijocas grandes!

Mónica Ávila disse...

Nós é que fazemos dos momentos os melhores da nossa Vida e estou certa que essa passagem de ano nunca mais a esquecerás.
Feliz 2010.
Um beijinho muito grande destes primos.

Mafalda disse...

Em primeiro lugar um ano de 2010 muito feliz e com muitos projectos realizados.

Em relação ao dormir, ao menos o Henrique na cama dos pais fica sossegado, o Manuel nem assim e a verdade é que quantos mais excitação menos noites bem dormidas. Enfim... noites melhores virão e eles teêm tanto de lindos como de rabugentos!