sexta-feira, 11 de julho de 2014

Desta gravidez

Ainda não escrevi nada sobre esta gravidez, e daqui a umas poucas semanas está a acabar.

Foi a gravidez menos planeada mas aquela em que tive mais noção de como era importante estarmos os dois bem alinhados em relação à vontade de ter mais um filho. Nunca escondi a minha vontade de ter um terceiro filho. Mas sempre soube que iria significar um acréscimo muito grande de responsabilidades e de trabalho que, no nosso caso, com muito pouco apoio familiar, tinha que ser assumido conscientemente pelos dois. O pai, que sempre achou que dois era uma boa conta, que a vida que gostamos de ter dificilmente se coadunava com mais um filho, depressa se animou com a ideia de sermos cinco. Não foi difícil convencê-lo :)

A gravidez tem acontecido com alguma tranquilidade, aquela que é possível quando se tem um trabalho minimamente exigente e dois filhos pequenos. As ansiedades são as mesmas das outras duas gravidezes, sobretudo a passagem do primeiro trimestre em que tive um receio enorme de que alguma coisa não terminasse bem. De resto, sucederam-se as consultas, as visitas ao interior da barriga, e semana após semana completámos as 33. Confesso que nesta altura já estou de rastos, como nas outras comecei a ficar lá pelas 35 ou 36 semanas. As contrações já me acompanham há umas semanas, e estou a tentar controlar com uma dose reforçada de magnésio (prometi à médica que ia seguir tudo à risca para não ser obrigada a enfiar-me já em casa). O dormir mal, as dores nas costas, os enjôos que mais uma vez me vão acompanhar até ao fim, todas aquelas coisas que me fazem lembrar de como é bom este estado de graça (not).

Uma coisa nova desta vez, ter dois meninos ansiosos pela chegada do irmão e sentir-me ainda mais responsável por garantir que tudo corra bem para não ter que assistir à sua desilusão. Em todos os momentos determinantes, é neles que penso, nas suas carinhas quando conhecerem o irmão e isso faz-me desejar ainda mais que tudo corra pelo melhor. E vai correr!

De resto, ao nível logístico, nada nesta casa nos lembra que dentro de um mês, mais coisa menos coisa, vamos ter um bebé. Há roupa lavada, alguns acessórios saíram do armário, mas não há cama ou fraldário, banheira, nem tão pouco a mala da maternidade feita (ou pensada). Os próximos três fins de semana estão preenchidos e são fora de casa por isso acho que vamos ter muitas tarefas acumuladas para as últimas semanas.

Não é a minha gravidez mais focada no bebé, aliás, acho que só mesmo a primeira foi assim. Acabo por lembrar-me que estou grávida à noite, quando repouso e sou brindada com uns valentes toques do menino embutido. Aqui, aproveito-o só para mim e saboreio esta coisa mágica que é sentir alguém a crescer dentro de nós.

Estou tranquila a aguardar o grande momento. Sei que será, tal como das outras vezes, um dos momentos mais felizes da minha vida. É um começar de novo para mim, enquanto mulher, mãe, e para nós, enquanto família.

2 comentários:

Marlene, Simão e Martim disse...

Nem acredito que já passaram 33 semanas.
O tempo voa mesmo.
Imagino a ansiedade da Luísa e do Henrique.
É tão bom senti-los bem dentro de nós. As melhores sensações de sempre.
Tudo a correr bem e uma hora minúscula.
Beijos nossos

Luciana disse...

Muitos parabéns pela nova gravidez!!!!

Muitas felicidades!