segunda-feira, 26 de setembro de 2011

11 meses e um desafio

Quando o Henrique completou 11 meses, eu não queria acreditar que o tempo tinha passado tão depressa, que o meu bebé estava prestes a completar um ano. Pois agora este sentimento é ainda mais forte. Não dei mesmo pelo tempo a passar. Foi um ano cheio de coisas boas (e outras menos boas), mas muito cansativo, em que muitos dias só pedia que chegasse a horas de se deitarem para eu poder ter um bocadinho para mim. Com tudo isto, os meses foram-se sucedendo depressa demais e a Luísa foi crescendo sem que muitas vezes eu conseguisse saborear devidamente cada uma das suas conquistas. 

Mas se um segundo filho não beneficia, por vezes, de toda a atenção que dispensamos ao primeiro, por razões óbvias, beneficia de uma coisa muito mais importante, a presença de um irmão, um amigo que o ajuda a crescer e que torna desde cedo a sua vida muito mais animada. Essa é, a meu ver, a sua grande vantagem em relação ao irmão, tê-lo.

A Luísa passou de uma bebé agitada e muito chorona (berrona, mesmo) a uma bebé calma e simpática quase de um dia para o outro. Por volta dos cinco meses dela, quando decidimos ir de férias 15 dias para a praia, acho que ela se transformou. Foi o primeiro contacto com o mar, talvez, ou o facto de nos sentir pela primeira vez em modo de férias. Alguma coisa aconteceu. Desde aí tem sido um crescendo. Hoje é uma menina calma, muito simpática que ri imenso para toda a gente e tem um sorriso muito cativante.

É bastante chegada a mim, coisa que o irmão não era assim tanto. Este Verão as pessoas diziam que era uma bebé muito estranha, por estranhar quem não conhecia. Não sei se o facto de a amamentar tem alguma coisa a ver com isto. Mas a verdade é que, ao contrário de todas as minhas expectativas, habituou-se muito bem à escola nova e vai perfeitamente para o colo da educadora sem chorar. Até acompanha os outros na sesta, coisa que, em casa, só faz a muito custo.

Está muito desenrascada no que respeita à parte motora. Gatinha muito bem e anda de um lado para o outro agarrada a tudo desde há cerca de um mês. O facto de ser destemida e aventureira já lhe valeu umas valentes quedas. Deviam era andar de capacete nesta idade.

Comer come muito bem e cheira-me que vai ser ainda mais petisqueira do que o irmão. Fica zangada quando não lhe damos a provar a nossa comida e deixa cair a chucha da boca quando sente o cheiro ou vê alguém com comida na mão.

É gira e atrevida e cheira-me que vai ter um feitio ainda mais torto do que o do irmão. Faz fitas e finge que está a chorar quando é contrariada. Mas finge com lágrimas e tudo, que evaporam no segundo em que lhe fazemos a vontade.

Enfim, é a Luísa e cada vez estou mais certa de que outro nome não lhe assentaria tão bem.

Bem, mas o desafio que eu lanço a mim própria, a um mês de a Luísa completar um ano, é vir a este blog diariamente escrever alguma coisa sobre ela e postar uma foto sua, como forma de compensar tudo o que não escrevi ao longo destes meses.

Deixo a primeira foto que foi tirada nas benditas férias que marcaram a sua transformação :)
 (tinha sido atacada pelos mosquitos)

Sem comentários: